Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





Comentários recentes

  • civilblog

    Foi bom....Well_pt

  • civilblog

    Sr. Dr. Estrela, deixe-me que lhe diga que voçe to...

  • Estrela

    O Lefty bem que podia falar do método \&quo...

  • civilblog

    Caro Well_pt, tu estragas-me com mimos. A nossa en...

  • civilblog

    Oh grande mestre Lefty....Tu iluminas o nosso cami...





Associação Académica de Coimbra - OAF

por civilblog, em 16.04.05
Primeiro símbolo oficial...
aac_20s.GIF


"Fundada em 1876, a Académica é o clube mais antigo da SuperLiga Galp Energia, com 128 anos de existência e foi a primeira equipa a vencer a Taça de Portugal, em 1939.

O seu surgimento deve-se à iniciativa de um grupo de estudantes da Universidade de Coimbra que fundiram o Clube Atlético de Coimbra, criado em 1861 com a Academia Dramática, fundada em 1837.

Após a conquista da primeira Taça de Portugal, em 1939, a formação conimbricense esteve por três vezes na final da mesma competição, em 1951, 1967, e 1969, tendo sido finalista vencido.

A Briosa, nome pelo qual o clube é também conhecido, teve os seus momentos áureos na década de 60, período em que contou nas suas fileiras com jogadores como Toni ou Artur Jorge. Nos anos 90, passaram por Coimbra futebolistas como Dimas ou Fernando Couto.

Com o período revolucionário do 25 de Abril de 1974, a Académica esteve para ser extinta, em resultado de uma divisão no seio da Associação de Estudantes entre os que tinham como intenção encerrar o clube e os que pretendiam que futebol continuasse.

Esta divisão levou a que um grupo de pessoas reunisse as condições necessárias para continuar com o futebol, mas com a designação de Clube Académico de Coimbra.

Após dez anos, em 1984, a celebração de um protoco entre a Associação de Estudantes e o clube, permite ao mesmo regressar ao antigo nome, Associação Académica de Coimbra, mas como organismo autónomo de futebol.

Apesar do seu passado como uma das melhores equipas nacionais, já esteve dez vezes na segunda divisão, sendo que a sua primeira despromoção ocorreu no ano de 1990.

A equipa da Académica é também vulgarmente apelidada de "Estudantes de Coimbra", uma vez que, desde o seu inicio, está ligada a Associacão de Estudantes da Universidade de Coimbra.

Além disso, ao longo dos anos, tem tido nos seus plantéis jogadores estudantes, que têm completado os seus estudos superiores ao serviço do clube.

Assim aconteceu no passado com atletas como Víctor Campos ou Gervásio e verifica-se actualmente, com jogadores da sua formação como o médio Rocha ou o guarda-redes Pedro Roma.

A história da Académica ficará também marcada para sempre pela célebre final da Taça de Portugal de 1969 frente ao Benfica, onde os elementos da sua formação protagonizaram um episódio de contestação política.

No mesmo jogo, os jogadores mostraram publicamente a sua indignação face ao regime político do Estado Novo, em plena época da crise académica.

Em 1968/69, a formação conimbricence teve no seu plantel, o jogador que mais golos obteve na mesma época, o avançado Manuel António, que venceu a "Bola de Prata" ao marcar 19 tentos.

A equipa de Coimbra, jogou, ao longo dos anos, em dois recintos: O primeiro foi o campo de Santa Cruz, construído nos anos 30 e o segundo, o Estádio Municipal de Coimbra, também conhecido por Calhabé por estar localizado na zona com o mesmo nome, edificado na década de 40 e que foi propriedade da autarquia local.

O Estádio Cidade de Coimbra, construído no âmbito da candidatura de Portugal ao EURO 2004, pertence igualmente à câmara local e alberga 30 000 espectadores.

A sua concepção coube ao arquitecto de Coimbra António Monteiro e foi edificado no espaço do antigo Estádio Municipal de Coimbra.

A inauguração foi realizada com o concerto da banda musical britânica Rolling Stones, a 27 de Setembro de 2003.

A Académica conta actualmente com 17 800 sócios."

in www.galpenergia.com

aac.GIF

Autoria e outros dados (tags, etc)


2 comentários

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 18.04.2005 às 21:10

falta d inspiração e faz copy past! :P
(mas ao menos é selectivo...lol)
ta nice, é sp bom saber coisas novas, ainda mais qnd é sobre a nossa briosa...

e cm eu por vezes até sou querida aqui vai o site onde ta o programa musical da queima...
http://www.mega.fm/CdestaqueSel.asp?id=577

bjts! **maggie
</a>
(mailto:margarida_matos@hotmail.com)
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 18.04.2005 às 14:51

Belo post...

Ficamos a conhecer mais da Nossa BRiosa....well_pt
</a>
(mailto:civilblog@sapo.pt)

Comentar post





Comentários recentes

  • civilblog

    Foi bom....Well_pt

  • civilblog

    Sr. Dr. Estrela, deixe-me que lhe diga que voçe to...

  • Estrela

    O Lefty bem que podia falar do método \&quo...

  • civilblog

    Caro Well_pt, tu estragas-me com mimos. A nossa en...

  • civilblog

    Oh grande mestre Lefty....Tu iluminas o nosso cami...