Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





Comentários recentes

  • civilblog

    Foi bom....Well_pt

  • civilblog

    Sr. Dr. Estrela, deixe-me que lhe diga que voçe to...

  • Estrela

    O Lefty bem que podia falar do método \&quo...

  • civilblog

    Caro Well_pt, tu estragas-me com mimos. A nossa en...

  • civilblog

    Oh grande mestre Lefty....Tu iluminas o nosso cami...





Queima das Fitas 2007 – Coimbra

por civilblog, em 17.04.07

Momento alto da vida de estudante (quer dizer isto depende da quantidade de álcool no sangue) é a festa que por estas alturas se realiza por qualquer localidade que tenha um instituto de ensino superior, nem que seja a Escola Superior de Ordenha de Vacas (será que existe?) pois até esta tem uma festa Académica.

Desculpem-me, mas eu tenho de dizer isto, festas académicas há muitas, mas Queima das Fitas é só mesmo só em Coimbra, nos restantes locais acho que são apenas meras festas académicas, qual a festa sem ser a de Coimbra que tenha um cortejo pelo menos 120 carros a distribuir comes e bebes, bem principalmente os bebes e que atrai milhares de pessoas sem ser estudantes? Pois nenhuma não é? Contudo deixem-me que vos diga que mesmo a queima das fitas de Coimbra já não é o que é, não em termos do nº de pessoas, mas sim pelo espírito, a meu ver as pessoas estão mais egoístas, importam-se menos com o espírito académico, só querem é álcool e festa. Mas se calhar isto são sinais dos novos tempos, e eu devo é estar a ficar velho, olha paciência, que venha mas é a festa e corra tudo bem.

De certeza que já vos passou pela cabeça, mas porque raio chama-se queima das fitas se o que se queima é o grelo e não as fitas? Perguntam muito bem, pois eu também não sei, quer dizer saber até sei mas não vale a pena estar aqui a massacrar-vos com histórias do arco-da-velha pois o que querem saber é sobre o álcool e as bandas que vem actuar a queima, ou estou enganado? (para quem se interessa podem ler alguma coisa aqui)

Ora muito bem, vamos lá então falar da Famosa Queimas das Fitas de Coimbra. Antes de mais deixo aqui o cartaz deste ano:

 

 

O que acham? Peço para deixarem aqui a vossa opinião neste simples questionário que se segue :

O que achas do novo cartaz da Queima de Coimbra 2007?
O que aquilo é um cartaz?
Não me aquece nem me arrefece
Lindo, mas mesmo lindo
Confirmo, o Socrates não é Engenheiro
  
Free polls from Pollhost.com

Quanto ao local onde se vai realizar a queima este ano, o local é o mesmo mas este ano tem a particularidade de a entrada no recinto da queima ser feita por um túnel, que se encontra na frente do convento de Santa Clara Velha (pena, o pessoal já não vai tentar subir a mítica parede da queima, mas deixem lá que alguém vai-se lembra de fazer outra coisa, igualmente estúpida).

Agora as Bandas e Cantores presentes, segundo as minhas fontes muito mal informadas, vão estar presentes além das normais bandas (da weasel, blasted Mechanism , Quim Barreiros, xutos e ponta pés, the gift) , os Prodigy , Fonzi, Boss AC, a vocalista do morcheeba (SKYE). Atenções não tomem isto como certo pois como referi em cima as fontes não são muito informadas, por isso pode variar um pouco e para mais até final desta semana esta a sair o cartaz das bandas definitivo, o qual o CivilBlog terá todo o prazer de apresentar aqui.

Por fim, apenas deixo uma pergunta no ar:

- Tu vais a queima das fitas 2007 de Coimbra?

Well_pt

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


24 comentários

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 19.04.2007 às 14:08

N É O VOCALISTA MS SIM A VOCALISTA DOS MORCHEEBA. A SKYE
Imagem de perfil

De civilblog a 19.04.2007 às 19:03

Peço desculpa troquei o "o" pelo "a", de qualquer maneira obrigado pelo aviso.
Sem imagem de perfil

De Carlos Gregorio a 08.05.2007 às 08:29

Aos amigos que perguntam o que é a queima das fitas? "As realizações das festividades académicas foi a partir de 1899 que começou a alicerçar o que, mais tarde, vir à a ser a Queima das Fitas, com a realização do " Centenário da Sebenta" que pretendeu ser a replica aos centenários comemorados entre 1880 e 1898, no intuito de homenagearem diversas figuras e factos. O ponto comum destes centenários era apresentação pública na forma de cortejo, com fogo de artifício, sarau e touradas. Porem estas formas de homenagem não era as próprias, uma vez que deturpavam o verdadeiro significado das efemérides. Surge assim, a ideia da realização de um centenário humorístico, ridicularizando os até então feitos tomando como base a sebenta......... E finalmente em1905 nasce o queimar das fitas que simboliza "O enterro do Grau". Mas como o autor deste blog diz " Venha o Álcool a Alegria de vir celebrar o terminar de um curso e as criticas á educação para melhorar o nosso ensino superior"
Imagem de perfil

De civilblog a 08.05.2007 às 14:46

Mais uma vez em grande senhor carlos gregório. Contudo se quiseres saber mais sobre a queima das fitas e sua historia tenho um artigo ai que explica tudo Tim-Tim por Tim Tim...

Um abraço e boa queima
Sem imagem de perfil

De Manu a 20.04.2007 às 21:01

Não há queima como a de Coimbra,mas é preciso dizer também que a companhia ajuda muito.Muitas das vezes não são os concertos que ficam para a história,mas as situações caricatas inesquecíveis vividas com Amigos.
Sem imagem de perfil

De Joana a 21.04.2007 às 23:38

Nao há queima como a do PORTO!!!
E mais nada!
Sem imagem de perfil

De diana a 23.04.2007 às 11:43

tas um pco desenquadrada....
aki e coimbra e n porto......
dahhhhh
Imagem de perfil

De civilblog a 22.04.2007 às 15:02

Isso de gostos não se discutem, mas para mim e para grande parte da comunidade estudantil de Portugal a Queima de Coimbra é a melhor. Mas é assim eu sempre disse gostos não se discutem...

Well_pt
Sem imagem de perfil

De tânia a 24.04.2007 às 12:37

A queima de coimbra pode ser a + antiga a + tradicional e akilo k + kiserem mas (como tu bem referiste) ja sem o verdadeiro espirito academico, pois n posso deixar de criticar a alteraçao caricata k as pessoas fazem ai com os trajes academicos... sou estudante universitaria e tenho ido a varias keimas do país n so pela festa ou bandas mas pelo convivio e pelas pexoas k me levam a deslocar e a keima de coimbra é akela k eu vejo k chulam + os alunos... logo de longe ja está a tradiçao e na minha opiniao n é a melhor queima do país e existem mts concorrentes a tirar esse titulo e talvez com bastante sucesso
Imagem de perfil

De civilblog a 24.04.2007 às 20:53

Não posso deixar de concordar ctg. Podem-me chamar antiquado, mas uma coisa que eu prezo muito é a tradição, os costumes...
Não gosto nada de ver, pessoas que lá por terem um traje pensam que são os reis do mundo, são mais inteligentes, superiores. Para mim um bom doutor é aquele que ajuda e não faz do seu estatuto uma coisa de outro mundo. Há a questão dos trajes em que se fazem coisas inimagináveis.
EM relação a queima de Coimbra ser a que mais chula, é mais uma verdade, por isso n sei se leste eu disse, que se quiserem gozar a queima, vão já quentinhos de casa e levem umas garrafinhas.
Espero na mesma contar com a tua presença nesta queima de Coimbra, porque é bom ver pessoas que prezam a tradição.
Volta sempre

Well_pt
Sem imagem de perfil

De joana a 27.04.2007 às 00:11

foi em coimbra que nasceu a tradição que agora lisboa e porto fazem questão de imitar!! Nem originalidade têm! coimbra é o berço dos eventos académicos do país!
Imagem de perfil

De civilblog a 27.04.2007 às 00:24

Joana não é so lisboa e Portto, é todo o Pais. Mas tens de admitir que a queima esta muito comercial e fazem questão de chular os estudantes, tanto nos bilhetes como nos preços praticados no interior do parque.

Achas que eu tenho razão?

Voltas sempre
Sem imagem de perfil

De Diana a 01.05.2007 às 12:59

hmm..por falar em chulos, realmente tem piada. Estudo em Coimbra, mas sou do Porto. Fui lá comprar a cartola e bengala e todas as lojas onde entrei falavam mal da Associação Académica que andava com grandes negócios a tentar manipular a venda de trajes e material académico por preços mais altos! Além disso, vendem insígnias que são proibidas de se colocar nas capas (Publicidade, Clubes Desportivos...) e as próprias senhoras la do "Marques Soares" diziam que já tinham tido problemas porque as meninas pediam constantemente para lhes porem a sainha acima! Além dos penduricalhos que insistem em usar. Contudo, isto acontece seja no Porto, seja em Coimbra, seja em Lisboa...Querem usar traje, usem pela tradição, não querem, usem lá o cinto!
Agora, dizerem que em Coimbra já não se respeita a tradição é mentira, porque a maioria respeita, e além disso, só em Coimbra se pode falar em tradição não é? Só se dissermos que os outros sítios não respeitam a tradição de Coimbra, pois realmente o nosso código da praxe é muito mais restrito
Quanto às Queimas, já não são realmente o que eram. Seja onde for, e principalmente em Coimbra é um gd roubo e bastante discriminatória, coisa q não acontece tt no Porto que normalmente tem preços mt mais acessíveis. Infelizmente, somos nós que continuamos a alimentar isto...Eu não compro bilhete geral para esta porcaria, prefiro ficar da parte de fora a divertir-me igualmente, mas sem ser literalmente roubada, se me apetecer ir 1dia, então vou, mas é mesmo só pelo espírito. Os grupos que lá vão são sempre os mesmos, a maior parte das vezes não são nada de especial, as bebidas são mt caras, e as tendas são todas iguais. Nisso, prefiro a Queima do Porto, que tem muito mais diversidade e mesmo os preços das bebidas são mt mais acessíveis. Longe vão os tempos em que as pessoas se deslocavam para ir ver um ou outro grupo fosse para que Queima fosse...Ia-se pela música, pelo convívio e pelo carácter jovem e acessível que representava...
Agora prefiro guardar o meu dinheirinho e ir a uma coisa a sério, e acima de tudo não dar dinheiro nenhum a esse lobby comercial que se apoderou de todas as Queimas, em todos os sítios do país!
Sem imagem de perfil

De Diana a 01.05.2007 às 13:04

ah!ups..esqueci-me...parabéns, bom blog eheh (deixei-me levar pelo entusiasmo na msg anterior) :)
Imagem de perfil

De civilblog a 02.05.2007 às 00:58

Cara leitora Diana, antes de mas só tenho de te agradecer este teu comentário, demonstra que estas atenta. Que Coimbra esta a ganhar a fama de Chupadora dos Estudantes, ninguém duvida. O objectivo não seria fazer uma festa para os estudantes? Em que não houvesse discriminação (pois é que estes preços n são para todos), depois não me venham para a televisão dizer que n querem pagar propinas. Porque das duas uma, basta uma televisão ir ate a saída do parque e fazer umas continhas (e sabe-se como eles as fazem por cima) e dizem que cada estudante gasta 300 euros por queima (atenção n disse q isto era verdade) e depois, como ficam os estudantes vistos? É uma palhaçada.
Infelizmente eu sou um burro, vou comprar bilhete geral, e agora pensas tu Diana que este gajo é um cromo, diz uma coisa e faz outra, mas não é isso, vou o fazer pelo convívio que eu e os meus colegas vamos fazer. Não conto gastar um tusto no parque (vá um ou outro pack no parque que é o mais barato), pois nós já vamos aviados de casa (ainda a semana passada compramos um bom carregamento de cerveja ao preço da chuva, e não estava podre não) e eu quero é diverti-me nesta ultima queima.
Mais uma vez obrigado pelo teu coment Diana, e digo-te uma coisa se eu te vir no parque pago-te uma cerveja, ou bebes da garrafa que levo no bolso. ;)

Well_pt
Sem imagem de perfil

De Diogo a 02.05.2007 às 22:07

a keima de coimbra é a melhor ja fui a varias e sem duvida COIMBRA...
So kia saber kantos vao custar mais ou menos os bilhetes!!!
Bom site
Imagem de perfil

De civilblog a 02.05.2007 às 23:37

Se procurares bem, já estão os preços dos bilhetes no blog, mas apenas para estudantes.
Sem imagem de perfil

De Diana a 07.05.2007 às 02:15

eheh não acho que sejas nada burro, realmente também não nos podemos impedir de divertir por causa de uma má organização, e de pessoas que já há muito esqueceram o espírito em prol do lucro. Pelo menos alguém que mantenha o que sempre nos caracterizou em Coimbra...o espírito de festa simpático e acolhedor :)
Boa Queima...lá dentro ou cá fora...de preferência dando algum prejuízo :P
Imagem de perfil

De civilblog a 08.05.2007 às 14:49

E tu também porta-te mal, mas dentro de alguns limites....

O cortejo está ai e tenho de me ir trajar, lol

Volta Sempre
Sem imagem de perfil

De Lígia a 05.05.2007 às 00:31

olá,
Eu sei que isto não vem nada a propósito, mas tenho um traje masculino da universidade do porto (penso ser igual ao de Coimbra), que só foi usado uma única vez. Esta novo e completo. Vendo (100€)
os interessados respondam para lbranco50@hotmail.com
Sem imagem de perfil

De xana a 06.05.2007 às 01:10

queima so ha uma ...Coimbra e mais nenhuma...tudo o resto sao imitaçoes...k eu saiba sho ha 2 tipos de fado em portugal...Coimbra e Lisboa...mas nestas alturas vemos fado de Coimbra ser cantado em todas as "keimas!!!!" e mais algumas, em cidades e aldeolas por ese pais fora...e ainda dizem k e mto tradicional!!!por amor d Deus...cada cidade tem as suas tradiçoes e a sua beleza, nao tirem o k e nosso...nunca vi ninguem de coimbra dizer k o vinho do porto e de ca.....ou k o nosso simbolo e o galo de barcelos!!!!
PS:nao levem a mal os do porto, pk eu ate sou do porto....mas cada macaco no seu galho!
Imagem de perfil

De civilblog a 06.05.2007 às 18:45

Cara Xana, não posso deixar de te dar razão, mas também te digo uma coisa, não tomes Fado de Coimbra como apenas de Coimbra, assume como o Fado dos Estudantes, e se nos quiserem imitar que pelo menos o façam bem....

Continuação de uma boa queima
Sem imagem de perfil

De paula a 09.07.2007 às 22:08

Coimbra é uma cidade linda,a mais linda de portugal.tem uma queima fantastica, a melhor de todas.Porto e Lisboa etc apenas tentam emitar a queima de coimbra, mas sem sucesso.copiam bandas...sejam originais e n falem mal do melhor k temos no pais.Blog fantastico Parabens...
Imagem de perfil

De civilblog a 09.07.2007 às 23:00

Sem duvida que é a melhor queima do nosso pais. Mas admito que já foi bem melhor. Já a alguns anos que ando nestas andanças e sei bem do que falo....

Agradeço o teu comentario Paula...

Comentar post





Comentários recentes

  • civilblog

    Foi bom....Well_pt

  • civilblog

    Sr. Dr. Estrela, deixe-me que lhe diga que voçe to...

  • Estrela

    O Lefty bem que podia falar do método \&quo...

  • civilblog

    Caro Well_pt, tu estragas-me com mimos. A nossa en...

  • civilblog

    Oh grande mestre Lefty....Tu iluminas o nosso cami...